
A implementação de um programa completo de Compliance vai muito além de estar em conformidade com as leis. É a criação de uma autorregulação, regida por meio de normas de condutas baseadas em valores éticos e práticas de boa convivência da organização, que envolve a gestão, funcionários e também fornecedores da empresa.
Além disso, ao contrário de outros mecanismos de regulamentação em que requisitos precisam ser preenchidos, como as certificações ISO, um programa de Compliance é criado pela própria empresa.
Sua empresa ainda não tem um programa de Compliance? Então confira quais são os primeiros passos para implementar um na sua empresa.
Em primeiro lugar, a implementação de um programa de Compliance depende do tamanho da empresa e da sua cultura organizacional, entre outros fatores. Por isso, é importante contar com o suporte de uma consultoria, departamento especializado ou um profissional de Compliance para auxiliar na implementação e continuidade da conduta e cultura dentro da empresa.
A P&B Compliance presta consultoria para garantir o cumprimento normativo e a ética empresarial, reduzindo riscos de descumprimento e agregando valor à empresa com a criação de uma cultura corporativa sólida e baseada em transparência, integridade e ética.
Para a adequada estruturação de um Programa de Integridade, é importante que os seguintes quesitos estejam presentes para dar suporte às ações e medidas:
Comprometimento e apoio da alta direção
Instância responsável pelo plano de integridade
Análise de Risco
Monitoramento contínuo
Ações de remediação
Medidas de controles disciplinares
Canais de denúncias
Comunicação e treinamento
Padrões de ética e conduta
Com o serviço P&B Company, você terá a revisão e implementação completa de um programa de Compliance pensado especialmente para a sua empresa. Confira aqui para mais informações e converse com um dos nossos especialistas.