Segundo a Controladoria Geral da União, para a adequada estruturação de um Programa de Integridade, quatro eixos precisam estar presentes para dar suporte às ações e medidas que irão constituir o seu conteúdo:
A P&B Compliance trabalha com excelência e comprometimento com as principais leis e normas sobre o tema, como a Lei nº 12.846/13, regulamentada pelo Decreto nº 8.420 de 18 de março de 2015, que trouxe diretrizes acerca da efetividade de Programas de Integridade pelos reguladores brasileiros, além das melhores práticas internacionais traçadas pela Securities and Exchange Commission (SEC), US Department of Justice (DOJ) e UK Bribery Act.
Para o bom funcionamento do sistema de compliance nas empresas, é preciso que todos os funcionários estejam envolvidos, por isso a importância de realizar palestras e treinamentos internos para instruir e qualificar todos na organização.
Uma dos principais pilares de Compliance, o Risk Assessment é uma avaliação dos riscos e em quais deles devem ser aplicados os programas de compliance, com identificação e mapeamento de situações e fatores que podem vulnerabilizar a segurança da empresa.
O Due Diligence identifica fatos ou indícios incoerentes na contratação e relacionamento com terceiros, que podem expor o contratante aos mais diversos riscos. Para isso, são realizadas pesquisas de reputação em banco de dados para saber a exposição de riscos que terceiros ou ações de M&A oferecem ao contratante.
Elaboração de um guia com as Políticas Antissuborno da empresa, que orientem e guiem todos os funcionários da organização, que deve ser disponibilizada de forma documentada e disponível para todos.