• Português
  • English
  • Português
  • English
  • Home
  • Cursos
  • Nossos Serviços
    • Compliance – Integridade
    • Privacy – LGPD
    • Análise de Riscos (Due Diligence)
    • DPO – Encarregado de Dados
    • Programa ESG
    • ISO – Certificação
    • PLD – Prevenção à Lavagem de Dinheiro
  • Programa de integridade
  • P&B Explica
  • P&B Notícias
  • Eventos
  • Quem Somos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Cursos
  • Nossos Serviços
    • Compliance – Integridade
    • Privacy – LGPD
    • Análise de Riscos (Due Diligence)
    • DPO – Encarregado de Dados
    • Programa ESG
    • ISO – Certificação
    • PLD – Prevenção à Lavagem de Dinheiro
  • Programa de integridade
  • P&B Explica
  • P&B Notícias
  • Eventos
  • Quem Somos
  • Contato

Empresários estão “desconfortáveis” com uso de dados pessoais para publicidade nas plataformas digitais e querem alternativas

  • 17/01/2022

Mais de metade dos pequenos empresários na Alemanha e em França consideram que a forma como a Google e o Facebook rastreiam a publicidade nas suas plataformas, monitorizando os dados pessoais dos utilizadores, compromete a privacidade e outros direitos humanos. Esta semana é votada a Lei dos Serviços Digitais, que prevê regras mais apertadas para as plataformas digitais.

 

Quase 80% dos líderes das pequenas empresas na Alemanha e em França defendem uma maior regulamentação da publicidade online em plataformas como a Google e o Facebook. Estão “desconfortáveis” com a “influência” destas empresas e não têm dúvidas de que a forma como rastreiam a publicidade nas suas plataformas, monitorizando os dados pessoais dos utilizadores, atenta contra a “privacidade e outros direitos das pessoas”.

As conclusões são de uma sondagem da plataforma britânica YouGov, patrocinada pela Amnistia Internacional, e da Global Witness, organização não governamental que atua na área do ambiente, direitos humanos e tecnologia. Do total de inquiridos, 79% defendem que é necessária mais regulamentação destas plataformas. Três quartos, isto é, 75%, consideram que o rastreamento de publicidade do Facebook e da Google, com base na monitorização de dados pessoais dos utilizadores (“tracking-based advertising”), compromete a privacidade das pessoas e 69% destes líderes de pequenas empresas sentem-se “desconfortáveis” com o poder e influência destas empresas. A mesma percentagem considera, contudo, “não ter alternativas” face ao domínio no mercado por parte destas plataformas digitais.

Empresários querem alternativas

Em comunicado enviado às redações, a Amnistia Internacional refere que os “líderes de pequenas empresas em França e na Alemanha querem que haja alternativas” às estratégias utilizadas pelo Facebook e a Google na área da publicidade e lembra que está prevista para esta semana a votação de uma “proposta crucial” sobre a regulamentação destas plataformas digitais, a chamada Lei dos Serviços Digitais (DSA, na sigla original).

Esta nova lei obrigará as plataformas a fornecer informações às autoridades sobre a forma como funcionam os algoritmos que definem os conteúdos que cada utilizador vê, os critérios que determinam que sejam removidos conteúdos e a forma como os anunciantes segmentam o seu público-alvo.

Segundo  Claudia Prettner, do gabinete de assuntos legais da Amnistia Internacional, o voto que se antecipa “é uma oportunidade vital para os membros do Parlamento Europeu defenderem os direitos humanos e tomarem ações face às práticas de publicidade baseadas numa vigilância intrusiva”. “A monitorização constante e invasiva de que somos alvo por parte destas empresas para fins publicitários é inaceitável e aniquila o nosso direito à privacidade, além de instigar a discriminação”, afirma a responsável.

Publicidade online com base na etnia e opiniões políticas não é aceitável

O mesmo apelo é feito por Nienke Palstra, da Global Witness. “O Parlamento Europeu pode perfeitamente ir mais longe na Lei dos Serviços Digitais e proteger os cidadãos da publicidade de vigilância, tendo em conta o apoio esmagador dos pequenos empresários a uma maior regulamentação das gigantes tecnológicas.” Segundo a responsável, faz parte da estratégia de lobby do Facebook e da Google justificar as “práticas invasivas com a confiança” que é depositada pelos pequenos empresários nas plataformas digitais, mas na verdade os líderes empresariais em França e na Alemanha estão “profundamente conscientes” destas práticas. Só “não veem uma alternativa”.

Segundo a sondagem, a que responderam 617 líderes de pequenas empresas, mais de metade dos inquiridos acredita que, à semelhança dos próprios, também os seus clientes não estão “confortáveis” em ser expostos a publicidade online com base em critérios como a etnia (62%), a orientação sexual (66%), saúde (67%), religião (65%), opiniões políticas (65%) ou acontecimentos de vida (62%).

 

https://expresso.pt/internacional/empresarios-estao-desconfortaveis-com-uso-de-dados-pessoais-para-publicidade-nas-plataformas-digitais-e-querem-alternativas/

Loading...

Mais Notícias

CNJ e blockchain: Novas tecnologias no judiciário para atender melhor à população
16/02/2022
Estudos apontam que 4 em cada 5 pessoas não leem a política de privacidade, mas muitos se interessam pelo destino dos dados pessoais
25/02/2022
O presidente da Costa Rica declara estado de emergência após ataque cibernético ao Ministério da Fazenda”
12/05/2022

Redes sociais

Contato institucional

+55 (11) 3846 – 9432
contato@compliancepb.com.br
Contato via Whatsapp
Plataforma de cursos P&B
Endereço - São Paulo

Rua Funchal, nº263 – 1º andar
Vila Olímpia – SP
CEP 04551-060

Política de privacidade

Redes sociais

Contato institucional

+55 (11) 3846 – 9432
contato@compliancepb.com.br
Contato via Whatsapp
Plataforma de cursos P&B
Endereço

Rua Funchal, nº263
1º. andar – cj 13, São Paulo
CEP 04551-060

Política de privacidade

Solved by Adaking Studio & Reticencias Creative Design Studio

P&B Compliance
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos cookies para otimizar nosso site e nosso serviço.
Funcional Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferências
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.
Gerenciar opções Manage services Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}