pt
en
pt
en
pt
en

Compliance

Saiba o que é Compliance e o que ele pode fazer pela sua empresa

14/01/2020

O termo Compliance vem ganhando cada vez mais destaque no meio corporativo, porém o seu significado ainda causa dúvidas. Além disso, muitas empresas no Brasil não possuem um setor estruturado de Compliance e não mantém políticas rígidas anticorrupção. 


Então afinal, o que significa Compliance? O termo vem do inglês to comply, que significa estar de acordo com uma regra. Portanto o Compliance no ambiente corporativo é, em resumo, estar em conformidade com as leis e regulamentos que abrangem o negócio. 


O conceito engloba todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa estar em conformidade. Ao implementar políticas de Compliance, as atividades da empresa estão plenamente adequadas às regras e legislações aplicadas a cada um dos processos internos e externos. 


E porque é importante implementar políticas de Compliance na sua empresa? 

A adoção de boas práticas de Compliance regulariza processos internos, o que contribui para o bom andamento das atividades da empresa, além de prevenir riscos jurídicos e financeiros decorrentes da falta de controle interno e ineficiência na gestão. Outra vantagem é que o Compliance garante que os objetivos do negócio sejam atingidos de forma ética e transparente, facilitando a obtenção de investimentos e crédito.


Nos últimos anos, escândalos relacionados à corrupção tem sido amplamente noticiados no Brasil e no mundo. Pela crescente demanda por transparência, a adoção do Compliance se tornou vital para garantir a boa reputação da empresa, principalmente com mercado cada vez mais competitivo. 


Ficou interessado em implementar um sistema de Compliance? 

A P&B Compliance oferece diversos serviços para todos os tamanhos de empresas. Preencha o formulário aqui e conheça os serviços oferecidos. 

Veja também